domingo, 22 de fevereiro de 2015

Orientações gerais para os alunos de redação de terceiro, semi e extensivo

Caras e caros,

Eis as informações já passadas nas salas, mas reforçadas aqui para que possamos minimizar a ocorrência delas até que elas não mais ocorram.

Orientações gerais para todos os alunos de redação:

- no local destinado à situação escolhida, deve ser informado com clareza o código da proposta de redação que você escolheu fazer. Exemplo: 2015-1C. No caso das oriundas da apostila, é obrigatória a informação sobre o número da apostila e o número da página em que consta a proposta de redação em questão. Do contrário, a redação será penalizada ou não será corrigida pela impossibilidade de se entender o que o aluno pretendia fazer.
- certifiquem-se de que o gênero textual associado à letra A(dissertação Enem), à B(dissertação Fuvest), à C(gêneros UFU) e à  D(carta argumentativa) seja informado com clareza e corresponda ao que foi feito no texto. Muitos alunos informar que irão fazer uma carta e escrevem uma dissertação, por exemplo. Esse tipo de confusão também será penalizada.
- os alunos que obtiverem nas primeiras redações notas abaixo de 60% devem procurar o plantão individual urgentemente para podermos ajudá-los a compreender e resolver suas dificuldades.
- as redações sob hipótese alguma serão corrigidas quando entregues à lápis, amassadas, sem nome ou com marcas de uso de corretivo.
- para redações que não são oriundas do Opera10 ou da apostila, é obrigatória a anexação da proposta de redação ao texto escrito pelo aluno.
- As informações referentes à data de entrega, ao nome do aluno, à série do aluno e à situação escolhida são de preenchimento obrigatório, por isso, caso não tenham sido efetuadas, a redação será penalizada.

Orientações específicas para alunos de terceiro ano e extensivo:

- a presença nos laboratórios de redação é obrigatória. Para alunos da unidade Rondon Pacheco, a atividade ocorrerá às quartas das 13:50 as 15:30 (turma 1) ou das 15:40 as 17:20 (turma 2). Para alunos da unidade Princesa Isabel, ocorrerá às quartas das 13:50 as 15:30 (turma 1). As inscrições devem ser feitas na recepção das respectivas unidades e os laboratórios começam nessa próxima quarta (25/02/2014).
- nos laboratórios do primeiro bimestre não haverá exigência quanto ao tempo. A partir do segundo bimestre, o tempo máximo para confecção e entrega de redação será de uma hora e 15 minutos. Após esse tempo, a redação só será corrigida no plantão e não valerá nota.
- todos os alunos devem entregar duas redações por semana obrigatoriamente sobre temas oriundos do Opera10 ou da apostila de sala de aula. No caso dos temas do Opera10, o código (exemplo: 2015-1A) presente nela é obrigatório. No caso dos temas da apostila, a situação escolhida será identificada pelo número da apostila e da página em que ela foi encontrada.
- para os alunos do terceiro ano, 16 pontos de cada bimestre serão computados pelas 16 maiores notas em redações alcançadas por cada um de vocês ao longo de cada um desses períodos.

Orientações específicas para alunos de semi e extensivo:

- é obrigatória a entrega de ao menos uma redação por semana, essa entrega será acompanhada pelos coordenadores das unidades.
- no caso das redações correspondentes à proposta C(UFU), caso não seja reconhecida a paráfrase, a redação será penalizada em 20 por cento da nota.

Quaisquer dúvidas, deixem um comentário nesta postagem ou entrem em contato,


Professor Estéfani Martins