terça-feira, 25 de novembro de 2014

Redação - Proposta especial 2014-E5 - vida

Texto 01.
“Viver é negócio muito perigoso.” (João Guimarães Rosa)

Texto 02.
"Sou pessimista diante da ideia de que o homem, quando nasce, já começa a morrer, como notou Jean Paul Sartre. Mas, na vida, caminhamos rindo e chorando o tempo todo: é preciso, então, aproveitar o lado bom da vida, usufruir o melhor possível e aceitar os outros como eles são. Sempre digo: o importante é o homem sentir como é insignificante, é o homem olhar para o céu e ver como somos pequeninos. Ultimamente, no entanto, tenho me espantado como a inteligência do homem é fantástica! Tenho conversado sobre astronomia. Como é imprevisível o que ele pode criar!" (Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro)

Texto 03.
"Enquanto há vida, há esperança." (Terêncio, 184 a.C. — 160 a.C., dramaturgo e poeta romano)

Texto 04.
“A vida é sonho.” (Wally Salomão)

Texto 05.

Situação 2014/E5/A - dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa sobre os desafios econômicos, sociais e culturais para o sucesso da ideia presente no aforismo abaixo.

“A verdadeira função do homem é viver, não existir." (Jack London)

Instruções:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.

Situação 2014/E5/B – Outros gêneros textuais - (UEL, Unicamp, etc.)
Faça um breve conto sobre o tema direito à vida.

Instruções:
- Seu texto deve ter título.
- Seu texto deve ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.

Situação 2014/E5/C - Carta argumentativa (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa destinada ao seu patrão com o intuito de pedir demissão com justificativas sobre a necessidade de qualificar a forma como você vive em favor da família, da saúde, da satisfação consigo mesmo e da qualidade de vida.

Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.