quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Redação - Proposta especial 2014-E3 - beleza


Texto 01.
“Se a vida é realmente um concurso de beleza, como afirmou o estilista Thierry Mugler, nos resta esperar ter nascido numa época em que as normas de beleza correspondam às nossas características naturais.” (Lars Svendsen em "Moda: uma filosofia")

Texto 02.
“Em todos os períodos, e claro, há vários tipos de semblantes, mas somente um será escolhido pelo gosto de certo período como sua imagem ideal de felicidade e beleza, enquanto todos os demais fazem o possível para copiá-lo; com a ajuda da moda e de costureiros, até os feios conseguem se aproximar do ideal. Mas há alguns rostos que nunca o conseguem, rostos nascidos para uma estranha distinção própria, expressando resolutamente o ideal de beleza esplêndido e banido de um período anterior.” (Robert Musil)

Texto 03.
"A feiura, onde quer que esteja, tem sempre um lado belo; é fascinante descobrir beleza onde ninguém a consegue ver." (Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa, 1864-1901, pintor pós-impressionista e litógrafo francês)

Texto 04.
“Beleza, doce engano,
Mimo, que o tempo deu, e o tempo acaba!” (Laurindo Rabelo)

Texto 05.
“A beleza feminina é uma terrível enfermidade. De fato, a beleza causa na mulher um desgaste interior, macio, insidioso, fatal. E, no fim, a mulher bonita se volta contra si mesma, com tédio e ira de todos os seus dons plásticos. Toda mulher bonita leva em si, como uma lesão na alma, o ressentimento. É uma ressentida contra si mesma. Olhe a Marilyn Monroe. Morreu tão linda e tão só.” (Nelson Rodrigues - contista, cronista, dramaturgo e jornalista brasileiro)

Texto 06.


 Thomas Wizany

Texto 07.

Situação 2014/E3/A - dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa sobre o aforismo icônico do poeta Vinicius de Moraes:

“...beleza é fundamental.”

Responda as seguintes perguntas em seu texto: beleza é fundamental? Para quê? Para quem? Por quê?

Instruções:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.


Situação 2014/E3/B – Outros gêneros textuais - crônica (UEL, Unicamp, etc.)
Faça uma crônica a ser publicada num jornal sobre a beleza em alguma de suas expressões.

Instruções:
- Seu texto deve ter título.
- Seu texto deve ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.

Situação 2014/E3/C - Carta argumentativa (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa destinada ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) sobre como a beleza é tratada nos anúncios publicitários. Você deve concordar com a forma como isso ocorre e apresentar argumentos para tanto ou deve discordar e argumentar a respeito.

Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.