sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Lista Pós-Enem 1 - Gabarito

Lista Pós-Enem
Gabarito

1 – A
2 – A
3 – B
4 – B
5 – B
6 – B
7 – E
8 – C
9 – A
10 – E
11 - A
12 – C
13 – C
14 – C

15 - B

Eis os exercícios em que faltou o grifo das palavras.

13 - Analise as afirmações sobre trechos do texto e assinale a correta.

A)   Em – alguns meses, troquei meu celular. –, o verbo haver indica tempo decorrido e pode ser substituído, corretamente, por Fazem.
B)   Em – Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. –, o termo em destaque expressa a ideia de exclusão.
C)   Em – Virou um labirinto de instruções! –, o termo em destaque foi empregado em sentido figurado, indcando confusão, incompreensibilidade.
D)   Em – Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. –, o termo em destaque pode ser substituído, corretamente e sem alteração do sentido do texto, por limitada.
E)   Em – Mas não posso me alimentar só de pipoca! –, a conjunção em destaque expressa a ideia de comparação.

14 - Assinale a alternativa em que o item em destaque apresenta mudança de classe de palavras conforme descrito.

A)   ... Escola Estadual D. Pedro I, na aldeia Betânia, ficou na rabeira do Enem ... (1.° parágrafo): é originalmente substantivo e está empregado como adjetivo.
B)   A Organização Geral dos Professores Ticuna Bilígues foi formando professores indígenas, e o quadro mudou. (2.° parágrafo): é originalmente adjetivo e está empregado como substantivo.
C)   “... o pastor Eduardo – provavelmente, Edward – que passou por ali, pelo Alto Solimões, a região mais isolada da Amazônia, no amanhecer dos anos 60. (3.° parágrafo): é originalmente verbo e está empregado como substantivo.
D)   O único sinal de que devem passear de vez em quando pela Globo é o penteado do Neymar... (3.° parágrafo): é originalmente verbo e está empregado como advérbio.
E)   Assim caminha a juventude ticuna: soterrada numa salada de identidades. (3.° parágrafo): é originalmente adjetivo e está empregado como advérbio.