segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Atualidades - Coletânea 2014-25



Caras e caros,

Boa noite. Eis a lista desta semana, que tem como focos principais as comemorações a respeitos dos 100 anos da 1ª Grande Guerra e os textos indicados para as propostas da semana sobre dois assuntos difíceis das propostas desta semana: limites do humor e propriedade intelectual. Espero que seja de ótimo proveito para vocês.









What educators need to know about copyright #infographic


Charlotte 'Lottie' Meade was a munitions worker during the First World War. She died of TNT poisoning contracted on duty.    Her death certificate recorded that she lived in North Kensington in London. It is believed she had at least three great-grandchildren.


Legenda: a mulher da foto é uma operária inglesa de uma fábrica de munições. Ela participou do esforço de guerra por ocasião da 1ª Grande Guerra, que marcou a entrada massiva das mulheres no mercado de trabalho, o que foi consolidado definitivamente na 2ª Grande Guerra. Seu nome era Charlote "Lottie' Meade, ela morreu por envenenamento gradual de TNT.
Foto: caso alguém saiba sobre o fotógrafo, gentileza informar nos comentários.

Legenda: Dix, Wilhelm Heinrich Otto (1891-1969) pintor e gravador alemão expressionista - 1932 - Guerra.
Otto Dix foi um pintor expressionista alemão e veterano da Primeira Grande Guerra. Muito influenciado pela experiência devastadora de participar de uma guerra que surpreendeu a muitos em função de ter imposto um novo paradigma de destruição, horror e desumanização para a humanidade. Esse importante evento do século XX iniciado em 4 de agosto de 1914 marcou duramente a vida desse importante pintor alemão, entendido como degenerado por nazistas - mais tarde - em função dos temas antibelicistas que dominam a sua produção e mostram que a arte é uma expressão do pensamento estético, mas também do político.

Abraços,

Professor Estéfani Martins