domingo, 22 de junho de 2014

22 - Redação - gêneros textuais - Respostas interpretativa e argumentativa

Resposta interpretativa, tal como a argumentativa, é um gênero textual possível de ser exigido na prova da UEM, mas também pode ser um conhecimento importante para aqueles que farão provas com questões discursivas. É um texto geralmente curto, escrito em 3ª pessoa e em dois ou três parágrafos em função do espaço limitado geralmente dado para escrevê-la. Deve ser baseado nos textos de apoio da proposta, inclusive pode ser interessante citar alguma parte de um dos textos motivadores.
É fundamental que você se limite a simplesmente expor o que entendeu sobre a pergunta feita na proposta da prova, sem jamais argumentar em favor de qualquer tese ou emitir opinião. Estruturalmente, é importante que o tema da questão ou a pergunta da proposta esteja de alguma forma presente na resposta interpretativa, de preferência no início da dela.

Resposta argumentativa é um gênero textual muito assemelhada nas intenções a outros textos argumentativos como a dissertação, o artigo de opinião, o editorial, etc. Os textos de apoio, nesse caso, serão apenas o ponto de partida para as reflexões, pois se espera que, baseado em sua formação intelectual e cultural, você argumente em favor ou contra uma determinada posição, conceito ou opinião.

Estruturalmente, é importante que o tema da questão ou a pergunta da proposta esteja de alguma forma presente na resposta argumentativa; que sua opinião esteja claramente expressa; que a linguagem seja impessoal (3ª pessoa do discurso); que o texto seja escrito em 2 ou 3 parágrafos em função do espaço limitado; que a linguagem seja objetiva e precisa; que os argumentos sejam bem fundamentados para serem contundentes e que sejam usados no mínimo dois argumentos, ainda que seja improvável que se tenha condições de usar mais do que esses.