domingo, 22 de junho de 2014

21 - Redação - gêneros textuais - Texto instrucional (UEM)

Texto instrucional é um termo usado pela UEM como referência a um grupo extenso de gêneros textuais caracterizados pelo objetivo comum a todos eles de instruir os seus leitores a executar algum tipo de sequência de eventos e ações que os qualificarão para fazer algo ou mesmo possibilitará a montagem de um móvel, a feitura de um prato, o respeito às regras de uma associação ou ambiente, etc. Dentre eles destacam-se os textos para jogadores de jogos eletrônicos, as receitas, os manuais de instrução, muitas propagandas, etc.
Dentre as características mais marcantes desses gêneros textuais estão a presença ostensiva do modo verbal imperativo, a interlocução frequente, a demonstração de certeza a respeito do êxito das orientações dadas e a linguagem clara e acessível.

Exemplo 01.Receita

Kibe vegetariano

Ingredientes:
250g de trigo para quibe (o que Bela Gil chama de triguilho no programa)
1 copo do bagaço de amêndoas (o que sobra da receita de leite de amêndoas, também apresentada neste episódio. veja aqui)
2 cenouras raladas finas
1 copo de hortelã picada
1 cebola média cortada em cubinhos pequenos
1 limão
4 colheres de sopa de shoyu
Azeite, sal marinho e pimenta do reino para temperar

Medidas mundiais:
1 xícara (chá) = 240ml
1 copo americano = 200ml

Modo de preparo:
Coloque o trigo de molho em uma bacia com bastante água por aproximadamente 1 hora. Esprema o trigo com as mãos até sair a água. Acrescente o bagaço das amêndoas. Coloque a cenoura, a cebola, a hortelã e tempere com sal, shoyu, azeite, limão e pimenta do reino. Monte bolinhos em formato de quibe e coloque em um tabuleiro untado com azeite. Asse em forno a 220º C por aproximadamente 30 minutos.

Rendimento: 20 unidades
Tempo total de preparo: 15 minutos
Nível de dificuldade: fácil

Exemplo 02. Manual de instrução

Texto 03. Propaganda