domingo, 22 de junho de 2014

18 - Redação - gêneros textuais - Carta de reclamação

Carta de reclamação é um tipo de correspondência com o objetivo de informar a respeito de um problema ocorrido com o autor dela ou com alguém que ele represente, a fim de que ele seja resolvido de alguma forma. Quanto à estrutura assemelha-se muito com a carta formal, ver http://www.opera10.com.br/2014/02/5-redacao-generos-textuais-carta.html.
É considerado um texto persuasivo e argumentativo, ainda que muito dependa da capacidade de expor de forma clara e precisa o problema para que o interlocutor entenda a razão da reclamação. Apenas depois disso, a argumentação justifica-se com o intuito de convencer o destinatário a, por algum meio, contribuir para a solução do problema relatado na carta.

Exemplo 01.
Belo Horizonte, 29 de Fevereiro de 2009.

Assunto: computador entregue com estragos aparentes.

Aos Senhor (es) diretores da Empresa Y,

No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço.
No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava. Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.

Cordialmente,

João da Silva

(Se necessário o envio de anexos, é interesse informar na carta como exemplificado abaixo.)


Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega.