segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Redação - Proposta 2014-4 – crescimento da extrema direita – dissertação-carta pessoal

Texto 01.
Segundo pesquisadora, os grupos neonazistas eram predominantes no sul do país, mas nos últimos anos têm crescido vertiginosamente no Distrito Federal, em Minas Gerais e em São Paulo
Por Léo Rodrigues, do Portal EBC

O crescimento do número de simpatizantes neonazistas tem se tornado uma tendência internacional. É o que aponta um monitoramento da internet realizado pela antropóloga e pesquisadora da Unicamp, Adriana Dias. De 2002 a 2009, o número de sites que veiculam informações de interesse neonazistas subiu 170%, saltando de 7.600 para 20.502. No mesmo período, os comentários em fóruns sobre o tema cresceram 42.585%.
Nas redes sociais, os dados são igualmente alarmantes. Existem comunidades neonazistas, antissemitas e negacionistas em 91% das 250 redes sociais analisadas pela antropóloga. E nos últimos 9 anos, o número de blogues sobre o assunto cresceu mais de 550%.
Adriana Dias trabalha há 11 anos mapeando grupos neonazistas que atuam na internet e também no mundo não virtual. Devido ao conhecimento construído, a pesquisadora já prestou consultoria para a Polícia Federal e para serviços de inteligência de Portugal, Espanha e outros países.


Texto 02.


























Fonte: AFP

Texto 03.



















Situação A – Dissertação (Enem)
Faça uma dissertação argumentativa sobre o crescimento das organizações de extrema-direita e fundamentalistas no Brasil e no mundo.

Instruções:

1.           O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2.           O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3.           A redação com até 25 (vinte e cinco) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4.           A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5.           A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6.           A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação B – Carta pessoal (UFU, UFGD, UEL, Unicamp, etc.)
Escreva uma carta para um amigo de infância que você não vê há muito tempo e que, por acaso, você descobriu por meio de uma rede social sobre a filiação dele a uma organização extremista: os Carecas. Nessa correspondência você deve dissuadi-lo de entrar nesse grupo.

Instruções:

1.           Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2.           Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3.           Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4.           Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5.           Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6.           ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7.           Escreva, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, 32.