domingo, 27 de outubro de 2013

Sobre o segundo dia de prova do Enem 2013 (novos temas, a partir da prova de ontem)

Caras e caros,

Primeiramente, bom dia, espero que tenham feito uma boa prova ontem, que, aliás, achei bem mais interessante e criativa de que em outros anos, em especial a de Humanas a qual tenho muito mais condição de avaliar do que a de Ciências da Natureza.
Achei bem interessante também o fato de algumas datas comemorativas ou eventos relevantes levantados pela efeméride no link abaixo terem caído como os 500 anos do livro "O príncipe" de Maquiavel, a questão do Fordismo e o reconhecimento da Palestina como país pela ONU. Diante disso, vale dar uma lida novamente no material abaixo, porque outros temas da efeméride podem ser abordados hoje.


Sobre a prova de redação, em virtude das questões acerca do papel da mulher na sociedade e das muitas sobre história e cultura africana e afro-brasileira, penso que merecem atenção mais dois recortes para o tema de redação do Enem de hoje:

- a questão da inclusão social irrestrita e plena de afrodescendentes, o que implica em discussões acerca das cotas "raciais" e sociais em universidades públicas; universalização ao acesso a uma educação pública de qualidade; combate ao preconceito e à segregação racial no trabalho especialmente; etc.

- a questão da ampliação da participação social, cultural e econômica da mulher na sociedade brasileira, que suscitam debates como o combate ao preconceito e à segregação de gênero no trabalho especialmente; a discussão sobre a cultura machista de origem religiosa ou leiga que oprime ou limita a participação social da mulher; etc.

Entretanto, ainda acho que os temas anteriormente postados são mais propensos a ser aproveitados na prova de redação de hoje.

Muito boa prova a todos,

Estéfani Martins