segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Redação - Proposta de Redação 2013-02-11

Proposta de redação

Leia atentamente os textos abaixo e siga as orientações para fazer sua redação.

Texto 1
Segundo o Portal da Sustentabilidade, sustentabilidade é:
“...um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. (...) A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.”

Texto 2

Texto 3

Texto 4

Texto 5
É certo que está chegando ao nível máximo da capacidade mundial de produção de alimentos, moradia e demais produtos. No ritmo em que a população continua crescendo os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Assim chega-se à problemática de como será possível suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

Situação A - Dissertação (USP, Unesp, Enem, etc.)

Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados ao longo de sua formação, faça uma dissertação argumentativa que responda à pergunta: sustentabilidade como condição para a existência da humanidade. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções:

1 - O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2 - O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3 - A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4 - A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5 - A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6 - A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação B - Gêneros textuais – Cartas (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)

Com base nas ideias e sugestões presentes nos textos reunidos na coletânea, redija carta a ser endereçada ao Green Peace em que você solicite uma ação deles em alguma área próxima de onde você mora a fim de conter alguma prática insustentável do ponto de vista ecológico.

Instruções:

1 - Se sua escolha for a carta argumentativa, não lhe dê um título, nem a assine, pois, nos exames seletivos das universidades, o candidato não deve ser identificado como autor da redação. No lugar da assinatura, deverá ser colocado apena um traço.
2 - A redação deve ser escrita a caneta azul ou preta, em prosa, com um mínimo de 20 (vinte) linhas das 35 (trinta e cinco) linhas contidas na folha de redação. Antes de passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua adequação à modalidade escrita culta. Escreva seu texto com letra legível.

Situação C – Outros gêneros textuais – carta aberta (Unicamp, UEL, etc.)

Faça uma carta aberta a ser publicada em uma rede social sobre a urgência de desenvolvermos em todos os níveis práticas mais sustentáveis como forma de garantir um futuro para nossos filhos e netos. Destine a carta para o grupo, instituição ou pessoa que você considere um interlocutor relevante para esse tipo de debate.

Instruções:

1 - Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2 - Escreva, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, 30.
3 - Dê um título para seu texto se for pertinente no gênero textual em questão.