terça-feira, 8 de outubro de 2013

Atualidades e Redação - Temas Enem 2013


1.    Novela “Salve Jorge”, amplo debate na grande mídia, etc. – como minimizar ou combater o tráfico humano?
2.    Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas, caos urbano, etc. - como melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras?
3.    Boate Kiss - Antes da diversão deve vir a garantia da segurança para aqueles que se divertem. Como garanti-la?
4.    Miguel Nicolélis, tato artificial, Pistoruis, maior repercussão das Paraolimpíadas, etc. – o progresso científico como força sempre favorável à humanidade.
Como integrar os deficientes físicos de forma plena, democrática e respeitosa à sociedade?
5.    Catástrofes ambientais, chuvas, mortes, gestão de crise, etc. - como garantir que desastres como as chuvas na região serrana do Rio não mais aconteçam?
6.    Educação, sociedade, notas brasileiras no Pisa, resultados nacionais no Enem, etc. – como solucionar a falta de professores na educação básica brasileira? Ou como tornar a escola um espaço mais interessante para os jovens?
7.    Estatuto do idoso, aumento no número de idosos na população brasileira, questão previdenciária, aumento de doenças degenerativas, etc. – os desafios provenientes do envelhecimento da população brasileira.
8.    Terrorismo Noruega, questão egípcia, guerra civil da Síria, atentados terroristas, etc. - ideias fundamentalistas como um perigo para o amplo acesso à cidadania e à democracia. Como combater o crescimento de ideias fundamentalistas?
9.    Vazamento Chevron, Rio+20, novo Código Florestal, etc. - sustentabilidade ecológica como condição para a sobrevivência da humanidade.
10. Homofobia, união civil entre homossexuais, “cura gay”, “kit gay”, etc. - a importância do respeito à diversidade de gênero na sociedade brasileira.
11. Crise financeira; recessão; crise na Europa: Grécia, Espanha e Chipre; etc. - um capitalismo mais humano e sustentável é possível?
12. Morte de Steve Jobs, popularização dos “smartphones”, “tablets”, etc. - como a inclusão digital pode ser realmente ampla e irrestrita?
13. Repercussão da prisão do grupo Pussy Riots, prisão do criador do Megaupload, denúncias contra escolas por meio de redes sociais "Diário de Classe" SC, etc. – viver em rede, novos desafios para uma nova extensão da vida.
14. Cotas em universidades, combate ao racismo, STF decide pela constitucionalidade das cotas, universalização do ensino, etc. - como promover igualdade por meio do acesso à educação?
15. Crise hídrica, Ano Internacional de Cooperação pela água declarado pela ONU, etc. - Crise hídrica, um desafio para a humanidade.
16. Obesidade, “epidemia de obesidade”, etc. – a “epidemia” de obesidade no Brasil da atualidade.
17. Conflitos indígenas nas fronteiras agrícolas, a questão indígena e as hidrelétricas, aculturamento, etc. - a questão indígena no Brasil.

Alguns outros temas importantes a serem lembrados para as provas de Códigos e Linguagens e Humanas:


- 500 anos do livro "O príncipe" de Maquiavel.
- 450 anos do Concílio de Trento.
- 250 anos do fim da Guerra dos sete anos e da mudança da sede do governo federal de Salvador para o RJ.
- 200 anos da entrada de Simon Bolivar na cidade de Mérida, o que dá início à independência da Bolívia, Peru, Equador e Venezuela.
- 100 anos da inauguração da primeira linha de montagem criada por Henry Ford.
- 100 anos do fim da construção do Canal do Panamá.
- 100 anos do nascimento de Vinicius de Moraes.
http://revistaforum.com.br/blog/2013/10/vinicius-o-poeta-do-encontro/
- 100 anos da estreia do balé "Sagração da Primavera", marco da dança moderna, com coreografia de Vaslav Nijinsky e música  Igor Stravinsky.
http://www.infoescola.com/musica/a-sagracao-da-primavera/
- 75 anos da morte de Lampião. 
- 70 anos de CLT.
- 50 anos do assassinato de John Kennedy.
- 50 anos da marcha sobre Washington, Martin Luther King.
- 30 anos da criação da internet.
- 10 anos da guerra no Iraque.
- 100 anos da morte de Aluísio de Azevedo.
- 120 anos de do nascimento de Mário de Andrade.
- 2013 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.
- Reconhecimento da Palestina como país pela ONU.
- Mudança na presidência da China.
- Atuação da Comissão da Verdade.
- Vitória de Mursi nas eleições no Egito.
- Guerra Civil na Síria.
- Entrada da Venezuela no Mercosul.