domingo, 23 de junho de 2013

Gênero textual - Dissertação - exemplo

Obesidade: porque tornou-se comum e como reverter essa situação

   Há 20 ou 30 anos, pessoas obesas eram minoria no Brasil, principalmente entre jovens e crianças. Porém, no decorrer desse tempo essa situação mudou e hoje o número de pessoas com excesso de gordura corporal é bastante alto.
  O principal motivo disso foi a mudança de hábitos da população. Enquanto naquela época era comum crianças e jovens andarem de bicicleta, jogarem futebol, vôlei, queimada e basquete em praças e ruas, atualmente isso é raro, pois grande parte deles gastam o tempo livre sentados em frente ao computador ou à televisão.
   Além disso, geralmente, enquanto assistem a um programa televisivo ou navegam na internet, são “bombardeados” por anúncios que induzem ao consumo desenfreado. Isso fez com que a alimentação tenha mudado em quantidade e qualidade, pois os meios de comunicação, na maioria das vezes, veiculam mensagens que induzem ao consumo apenas de alimentos industrializados, o que ocorre porque as indústrias investem grandes quantias em diversas mídias. A prova disso é que praticamente não se vê anúncios que sugiram “coma banana”, “compre cenoura” ou “experimente brócolis”, e sim “beba Coca-cola”, “compre Batom”, “prove o delicioso hambúrguer duble egg triplo x”, etc.
   Essa realidade é bastante preocupante, pois além do baixo valor nutricional, há também o excesso de sódio e gorduras, hidrogenadas e trans, presente na maioria desses produtos processados. O resultado disso são consumidores obesos e doentes, pois juntamente com o número de brasileiros com excesso de gordura corporal, o índice de ocorrência de hipertensão, diabetes,  problemas articulares, tumores gastro-intestinais, dentre outros problemas consequentes da má alimentação, também elevou-se.  E para que esse quadro seja revertido, é necessário que as pessoas conscientizem-se a respeito das consequências da obesidade e mudem os seus hábitos, de maneira que reduzam o consumo de alimentos industrializados, deem preferência a frutas, verduras e cereais e que pratiquem atividades físicas regulamente.
   Portanto, apesar de mudanças no estilo de vida terem induzido ao aumento do número de obesos, tornando alta a quantidade de pessoas com peso acima do ideal, essa situação precisa ser revertida, devido às conseqüências que ela pode gerar. Para isso, é necessário que haja conscientização da população, de maneira que gere mudança de hábitos alimentares, assim como a realização de exercícios físicos com freqüência e regularidade.