sábado, 29 de junho de 2013

Atualidades - 2013 - EM e PV - Lista 21

Queridas alunas e queridos alunos,

Espero que todos estejam bem e preparados para as avaliações finais desse bimestre.
A semana começa bem com a vitória do Brasil sobre a Espanha. Somos campeões no futebol. Até aí, nada de novo.
Sim, conseguimos conquistar muito mais que um campeonato de futebol nas últimas semanas. A PEC 37, que foi devidamente aniquilada na semana passada, é só uma das várias conquistas. Continuamos acreditando que a maior dessas conquistas é, sem dúvida, a atenção que daqui para frente será dispensada aos movimentos e ações políticas no nosso país.
Algumas propostas já causam certo incomodo à sociedade. Durante as aulas da semana passada, nenhum assunto gerou tantos debates quanto o da questão da contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil. Falta de vagas nos cursos de medicina, falta de infraestrutura, descaso, entre outros tópicos, eram citados como sendo de prioridade de resolução. Cito aqui, repetindo o que disse em sala de aula que, se esperamos que o Brasil realmente mude, que o IDH atinja níveis elevados, podemos também esperar por pessoas de outros países procurando por melhores condições de vida. As migrações acontecem e não há nada que possa evita-las. Agora, podemos sim, evitar que desenvolvamos sentimentos protecionistas e até mesmo, xenofóbicos.
Estamos torcendo, pelo futebol também, mas principalmente, por um futuro melhor.
Que todos tenham uma ótima semana.

Cheers,

Humberto Costa
facebook.com/humbertoaraujocosta

Caras e caros,

Eis uma semana de muitas discussões relevantes como o Ato Médico, a questão da privacidade na internet, as manifestações de várias correntes ocorridas no Brasil nas últimas semanas. Lembro a todos os vestibulandos que boa parte desses assuntos ainda pode ser aproveitados pelo vestibular da UFU especialmente, que tem produzido propostas de redação com temas debatidos pelos meios de comunicação em data muito próxima da prova. Esse não é o caso da UFTM, que, em função dos temas muitas vezes subjetivos, distancia os temas de temas mais contemporâneos ou mesmo temporalmente pertinentes.

Professor Estéfani Martins 

Outras marchas.

A democratização dos revolta.

Uma esquerda atenta.
(leiam os comentários)

Gás lacrimogênio como termômetro.

Política monstruosa e anacrônica.

Feminismo para leigos.

Morosa ou desinteressada?

Quem se beneficia?

Privacidade: uma lembrança.