domingo, 9 de junho de 2013

Atualidades - 2013 - EM e PV - Lista 18

Queridas alunas e queridos alunos,

Espero que todos estejam bem e motivados para o início de mais uma semana. Com a inscrição para o ENEM feita, o empenho para uma boa performance no concurso se torna iminente.
Na lista dessa semana, chamamos a atenção para assuntos como  a super lotação de presídios recém construídos e de como os governos e órgãos responsáveis pelo sistema penitenciário ainda tem inúmeras dificuldades em encontrar soluções para a enorme e crescente população carcerária do país.
Ainda, abordamos notícias relacionadas ao conflito entre fazendeiros e indígenas no estado do Mato Grosso do Sul.
Chamamos também a atenção para o texto do Sakamoto, que aborda a questão do aumento de tarifas de transporte público e como isso afeta o cidadão que não tem condições de pagar e assim, de se locomover.

Agradecemos à aluna Andressa Magalhães Clemente, do Segundo Integral pela sugestão de texto.

Grande abraço a todos e uma excelente semana.

Cheers,

Humberto Costa



Caras e caros,

Nesta semana, destaco a questão indígena como a discussão sobre a qual devemos estar mais atentos, mesmo porque, além de negligenciados e esquecidos, aparentemente a relação entre a sociedade que se desenvolveu no Brasil desde o "Descobrimento" e as sociedades indígenas que aqui sempre estiveram nunca foi tão rasteira e obtusa, pois calcada no extremismo e na pouca disposição para o debate, especialmente do lado da dita "sociedade branca". 
Outro destaque é a ajuda supostamente dada pelos gigantes da internet (Facebook, Google, Yahoo, etc.) ao governo dos EUA para que as comunicações de milhares de pessoas nos EUA fosse monitorada.

Saudações,

Professor Estéfani Martins 

Sobre leis e drogas.

Regulamentação da venda de armas: uma utopia?

As prisões são eneficientes como meio de reabilitação ou a reabilitação não pode ser feita em espaços prisionais?

Mais um massacre, mesma cultura.

Um dos mais negligenciados debates da atualidade.

Tarifas e liberdade.

Meu médico cubano.