domingo, 7 de abril de 2013

Atualidades - 2013 - EM e PV - Lista 9

Queridas alunas e queridos alunos,


Espero todos estejam em paz. A lista traz vários temas dos quais já iniciamos análises e discussões, tais como a possibilidade de ataques por parte da Coreia do Norte e as eleições na Venezuela semana que vem. Apesar de cômica, a notícia de que Nicolás Maduro recorre a uma maldição para angariar votos para sua campanha, ainda consegue perder, em termos de assombro, para a possibilidade de vermos em nosso país, líderes religiosos influenciando o sistema legislativo brasileiro. Não consegui me conter ao deixar a minha imaginação me levar aos tempos da idade média. Pode ser um exagero, por enquanto. Será?
Uma excelente semana a todos.

Boa leitura.

Cheers,

Humberto Costa



Caras e caros,

Se,ama repleta de assombros, além das questões de sempre sobre a presença do pastor-deputado Marcos Feliciano na Comissão dos Direitos Humanos na Câmara, as declarações desastradas da cantora Joelma para a revista Época sobre homossexuais, a relação homossexual da cantora Daniela Mercury, o ativismo a respeito das questões de gênero e direitos humanos no Facebook, os vídeos de paródias, comentários e críticas em relação ao tudo isso postados no Youtube como o vídeo do coletivo Parafernalha intitulado "Dilma Feliciano".
Outro ponto, é o paradoxo de uma cidade que receberá nos próximos 5 anos três eventos dentre os maiores da atualidade, mas que ainda convive com violência em grande escala contra turistas, quem dirá contra os habitantes do Rio, além de trânsito e um transporte público risível diante do tamanho da cidade e dos desafios por vir.
Agradeço mais uma vez os votos de saúde para minha filha recém-chegada e para toda minha família e as felicitações pelo meu aniversário.

Uma ótima semana para todos nós,

Professor Estéfani Martins 
2º anos, 3º anos e PV - COC Uberlândia
3º anos, Semi e extensivo - COC Uberaba
opera10@gmail.com
www.soundcloud.com/opera10



1 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Elas e eles.

2 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Maldita Maracapa... (an?)



3 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Terra sem lei.

4 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Sorriso esperançoso, em 3D

5 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Como fica a bruschetta?

6 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Moderação.

7 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Vidas Secas.

8 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
O STF, a religião e o interesse da sociedade.

9 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV

27 comentários:

  1. - Natália Nunes Santos
    - 3º E - COC Uberlândia
    - Tema: A importância das mulheres nos dias atuais, e, principalmente no mercado de trabalho
    - Nota de participação de Atualidades - Humberto
    O texto 1, “Elas e eles”, apresenta dois links, um deles, “O que as mulheres querem dos homens”, me despertou grande interesse. Ele mostrou o quanto o fato de nós, mulheres, com o passar do tempo, sermos mais reconhecidas no mercado de trabalho foi um grande avanço para a sociedade. Além disso, nós estamos cada vez mais exigentes quanto à escolha do parceiro ideal, que deve possuir não apenas sucesso na carreira profissional, como também ser um bom pai de família, que transpareça emoções e seja mais afetivo. Acredito que isso pode ser um desafio para a maioria dos homens atuais, que ainda não acostumaram com a importância da mulher além das tarefas domésticas. Apesar de ainda existir certo preconceito com pessoas do sexo feminino, é notável que a cada dia é maior o número de mulheres em cargos concorridos nas empresas e em outros ambientes de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. - Alecsander Silva De Souza Júnior
    - 3º B - COC Uberlândia
    - Tema: Vidas Secas
    - Nota de participação de Atualidades - Humberto

    O texto "vidas secas" mostra que a falta de água que está tendo no Nordeste é muito ruim para as plantações, para os animais e para o ser humano.
    Então o Brasil deveria aproveitar a sua riqueza para investir em tecnolgias que possam amenizar o problema, pois com a falta de água os nordestinos irão passar fome por causa da agricultura, sede e terão uma vida precária.

    ResponderExcluir
  4. - Vitor Hugo Bacci Rocha
    - 3º C - COC Uberlândia
    - Tema: Vidas Secas
    - Nota de participação de Atualidades - Humberto
    O texto 7 referente a seca presente no Estado Nordestino,demonstra o estado preocupante que esse fenomeno natural traz para os habitantes desse local. Resultado de um baixo índice pluviometrico e de um relevo formado por rochas cristalinas que sao impermeaveis e dificulta a absorçao de água para a vegetaçao, a agricultura nao é uma base economica favoravel para o Nordeste. O titulo do texto ," Vidas secas", é correspondente ao poema de Graciliano Ramos que se trata de um senhor que sofre com as mortes causadas pela seca.

    ResponderExcluir
  5. - Lucas de Freitas Andrade
    - 3º C - COC Uberlândia
    - Tema: Vidas Secas
    - Nota de participação de Atualidades - Humberto

    O texto "Vidas Secas" aborda não simplesmente problemas políticos relacionados à investimentos na região nordeste do país e sim à vida de diversas pessoas que vivem em situações de miséria correndo sérios riscos de saúde devido a falta de água. Para mudar essa realidade é preciso que a população nordestina reinvidique seus direito precionando o governo federal, já que o regional é tomado (até hoje) pelo coronelismo,que devido à sua influência, consegue monopolizar cidadãos e facilmente desviar verbas públicas relacionada ao racionamento de água e a outros progamas governamentais.

    ResponderExcluir
  6. - Clarissa Vitória
    - 3º B - COC Uberlândia
    - Nota de participação de Atualidades - Humberto

    O texto 7, Vidas Secas, retrata a triste realidade vivida todos os anos pelos nordestinos. Alguns anos a seca é mais rígida levando a região a um estado alarmante. Os programas oferecidos pelo governo como o Bolsa Estiagem, que ajuda famílias de baixa renda que vivem da produção na terra, agricultura e pecuária, não são suficientes para solucionar os problemas causados pela estiagem. É necessário que medidas de longo prazo sejam tomadas, para solucionar tanto economicamente quanto socialmente a situação local.

    ResponderExcluir
  7. - Magno Guedes
    - 3ºA - Coc Uberlândia
    - Nota de participação de Atualidades - Humberto

    O texto "vidas secas" retrata um tema que há anos é debatido em todo o Brasil, a qualidade de vida dos nordestinos. Em estados onde há ecasses de chuvas e o é clima predominantemente seco, já é de se esperar que a vida nessa região não seja nada fácil.
    O governo parece não dar a devida importância a essa situação deixando grande parte da população do Nordeste vivendo a baixo ou próximos a linha da pobreza. O dinheiro investido no local muitas vezes e desviado em atos corruptos, outras vezes e mal aplicado, assim não beneficiando que mais precisa, os cidadãos.
    O nordestino deve cobrar de seus representantes melhorias e batalhar para obtelas, assim tentando mudar essa situação, que mais parece uma sina eterna para esse povo.

    ResponderExcluir
  8. -Ana Gabriela Pacheco
    -3°B
    -Tema: Terra Sem Lei
    O texto 9 retrata a impunidade no Brasil.Um casal que defendia os direitos de outras pessoas de ter uma moradia,uma vida justa, foi morto por pessoas da região(fazendeiros, agricultores)que queriam as terras ilegalmente. Todos os envolvidos nio crime fora julgados, mas, mais uma vez a justiça brasileira não puniu devidamente os culpados e hoje o mandante do crime está solto ameaçando de morte mais uma pessoa(Laísa)que deve ser devidamente protegida pelas autoridasdes do país. Acho que a justiça está esperando acontecer mais um caso semelhante ou mais grave naquela região para aplicar as devidas punições aos culpados.

    ResponderExcluir
  9. -Fernanda Laura Da Silva
    -3ºA
    -Nota de participação de Atualidades - Humberto
    -Tema: O texto "vidas secas" relata-se a seca no nordeste que não é um problema que vem acontecendo a pouco tempo e que, devido essa questão muitas pessoas correm sérios riscos de saúde devido a falta de água.Esse processo agravam em destruição da natureza, poluição dos rios e exploração por parte de alguns comerciantes.A maioria desse problema grave é devido comerciantes ricos despedir os assalariados ou sobre influencias politicas tornar o problema mais longo não deixando ter acoes eficaz.Enfim,a unica solução para esse problema é que o Brasil deveria investir em campanhas ajundando e o nordestino deve lutar pelo seu direito.

    ResponderExcluir
  10. Aluna: Marina Santos Faggioni

    3 ano E
    Inei COC Uberlândia

    Caros professores: Humberto e Estéfani,
    Após a leitura dos textos de atulidades da lista 9, decidi escrever um pequeno artigo que apresenta a minha opinião sobre o tema: o STF, a religião e o interesse da sociedade.

    O Brasil se caracteriza por ser um estado laico, onde a liberdade de religião é uma escolha para cada um dos indivíduos. Porém, há algumas semanas foi aprovada uma proposta de emenda da constituição que dá poderes as todas as Igrejas para que interfiram no Supremo Tribunal Federal, sendo esse a instância máxima de justiça de nosso país. Fico indignada com essa aprovação, uma vez que com a interferência dos órgãos religiosos em nossas escolhas politicas estaríamos retrocedendo, já que essas defendem o interesse de seus seguidores, ou seja, uma parcela da população, e o conceito de justiça para toda uma nação perder-se-ia. Portanto, somente consigo imaginar essa decisão como uma retomada a conceitos feudais, na qual a fé determinava as leis.

    ResponderExcluir
  11. Caros professores Estéfani e Humberto,
    Em relação ao tema 7, como vem retratado no texto "vidas secas", a seca enfrentada no nordeste do Brasil é muito para os moradores desta região. Além da falta de água ela pode acarretar vários outros problemas, como a perda de rebanhos e de lavouras, isso agrava a situação de pobreza e miséria da região, pois afeta diretamente a econômia. O governo poderia fiscalizar as obras que já estão em andamento mas que não estão sendo concluídas no prazo programado pelas construtoras. Assim tornando melhor a vida das pessoas que convivem diarimente com esse problema.

    Gabriella Caroline Marques Martins - 3º B

    ResponderExcluir
  12. Caros professores Estéfani e Humberto,
    Em relação ao texto 7, "vidas secas", a seca no nordeste, esta agravando a cada ano. Isso ocorre devido a falta de chuvas e a falta de responsabilidades dos governadores em não ter grandes investimentos para a melhora da distribução e o reaproveitamneto da pouca água disponível na região, Essa escassez causa a falta de alimentos por não ter irrigação necessária para a plantação e a morte de vários animais, como vacas e bois. O que acaba interferindo nos habitos da sociedade, tornando-a precária, com baixa qualidade de vida.

    Lucas Cerutti - 3º A

    ResponderExcluir
  13. Aluno: Lucas Saraiva
    3° ano B
    Inei COC Uberlândia

    Caros professores: Humberto e Estéfani,
    Em relação ao texto "vidas secas". O artigo mostra as dificuldades que os habitantes da região nordeste enfretam por conta da escassez de água.A economia é afetada por conta da seca, pela falta de irrigação a plantação e o rebanho são prejudicados. Esse problema poderia ser amenizado se as obras que o goveno patrocina fossem concluidas, porém existe corrupção por parte de muitos.Sabemos que a água é essencial para a vida, por isso é importantíssimo a resolução do problema.

    ResponderExcluir
  14. Caros professores Estéfani e Humberto,
    Em relação ao texto 7 "vidas secas", o nordeste sofre com um grande problema ambiental: a seca que atinge essa região. Essa seca é causada pela falta de chuvas, má distribuição e o não aproveitamento da pouca água disponível. Acarreta a fome, por não ter água para a irrigação dos alimentos, a pobreza e a morte dos rebanhos. O governo deveria investir para uma boa distribuição da água e da qualidade de vida das pessoas moradoras dos estados do nordeste, além das atuais aplicações na região.

    Glauton Macêdo - 3º A

    ResponderExcluir
  15. Caros professores Estéfani e Humberto,
    Em relação a lista 7 "vidas secas", que trata de um assunto que vem se agravando a cada ano, gostaria de me posicionar argumentando que as principais causas da seca no nordeste são naturais. Essa região possui clima semi-árido, baixa umidade e baixo índice pluviométrico anual, além de possuir solo seco e rachado dificultando a agricultura, o que contribuiu para aumentar a fome e também justificar a escassez de água na região.
    Isabela Barbosa Franzão de Morais.
    3° B

    ResponderExcluir
  16. Aluna: Andressa Guimaraes
    3A
    Inei COC Uberlândia

    Caros professores: Humberto e Estéfani,
    Após a leitura dos textos de atulidades da lista 9, decidi escrever um pequeno texto que apresenta a minha opinião sobre o tema: o STF, a religião e o interesse da sociedade.

    A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que inclui entidades religiosas de âmbito nacional no direito de propor ação direta ao Supremo Tribunal Federal (STF). Considero um absurdo essa aprovação, pois com a interferência dos órgãos religiosos nas escolhas politicas, nosso estado estaria regredindo, já que essas defendem o interesses dos seus fiéis, e dessa forma, o conceito de lógica, questionamento e justiça não estaria mais presente. Portanto, essa decisão é absurda, pois defende um estado que já foi superado.

    ResponderExcluir
  17. Aluna: Izabella Alves Melo da Cunha
    Turma: 3 ano A
    Escola: Inei COC Uberlândia

    Queridos professores, Humberto e Estéfani, depois de ler os textos da lista 9, fiz um breve comentário sobre o oitavo texto: O STF, a religião e o interesse da sociedade.
    A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição que da poder para entidades religiosas de âmbito nacional de questionarem leis e propor ações ao Supremo Tribunal Federal (STF). Visto isso, creio que é um absurdo, já que vivemos em um estado laico, no qual todos tem o direito da liberdade de escolha religiosa, e assim como João Campos disse, concordo que, “ se tivermos em algum momento alguma lei que fere um desses princípios não teríamos como questionar isso no Supremo.” Diante disso, penso em na possibilidade do Brasil retroceder aos princípios, no qual a igreja fazia e empunha as leis, e assim, perder sua característica de estado laico, o que seria muito triste e revoltante.

    ResponderExcluir
  18. Aluna:Caroline Graciano Guimarães.
    Turma:3°D
    Escola:Inei COC Uberlândia

    O texto "Impressora 3D 'devolve' rosto a Britânico",refere-se ao avanço da tecnologia que tem se desenvolvido junto a medicina para criar próteses faciais às pessoas que sofreram acidentes ou doenças e tiveram o rosto deformado,como foi o caso de Eric Moger.O interessante está no fato dessa ternologia ter benefícios tanto estéticos quanto fisiológicos,pois essa devolve alguns movimentos faciais.Além disso,as próteses,muitas vezes,ajudam a concetrizar sonhos que foram interrompidos,porque o indivíduo não se sentia bem consigo.Isso aconteceu com Eric,o qual,após a cirurgia,decidiu que queria realizar o sonho de se casar.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Camilla Guimarães
    3°D - Inei COC Uberlândia
    Sobre o texto "Comissão aprova proposta que dá poder para igrejas questionarem leis no STF"

    A aprovação de uma proposta que dá poder para igrejas questionarem leis no STF não contraria somente a laicidade do país. Sob o pretexto de a PEC significar uma “ampliação da cidadania e do acesso à Justiça” aprovou-se uma proposta segregacionista, que não prevê a participação de grupos religiosos de menor influência nacional, como os de origem africana ou indiana, possibilitando a sobreposição de uma crença à outra. A possibilidade de interferência de determinados grupos religiosos na aprovação de leis representa um retrocesso, pois a valorização de uma crença em relação às outras promoverá exclusão social e política de indivíduos devido às suas crenças, contrariando a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    ResponderExcluir
  21. Aluna:Ana Luiza Cunha Cavalcante
    Turma:3ºD - Inei Coc Uberlândia

    Em relação a lista 7 "Vidas secas" que relata sobre a seca histórica que destrói a economia rural do nordeste, pode-se dizer que esse agravamento da estiagem não está prejudicando muito a população nordestina, pois a ajuda iniciada no governo proporciona projetos como,o Bolsa Família e o Bolsa Estiagem em época de seca deixando a população pobre do semiárido menos vulnerável.Mesmo assim, houve um crecimento dos índices de êxodo na Bahia, em que os indivíduos estão migrando para o sudeste, onde nem sempre é a melhor saída. O governo da Dilma está investindo nessas áreas, porém os administradores das cidades mais afetadas criaram um movimento dos sem águas e pretendem marchar até Brasília em busca de mudanças mais estáves para enfrentarem essa crise.

    ResponderExcluir
  22. Aluna: Yasmin Gonçales Amaral
    Turma: 3º D - Inei Coc
    Tema: "O que as mulheres querem dos homens"

    Ao ler o primeiro texto da lista 9, realmente percebi que, mais do que nunca,as mulheres finalmente conseguiram sua realização profissional e pessoal que tanto almeijavam, o que é extraordinário devido aos grandes desafios que muitas tiveram que enfrentar para conseguirem se equiparar aos homens, que sempre se sobressaíram em relação à elas, seja no âmbito profissional ou familiar. Admiro aqueles que conseguiram se adaptar as novas exigências "impostas" após a revolução feminina, que, na verdade, já deveriam ser seguidas desde o início, como ajudar nas tarefas domésticas ou participar mais ativamente da vida familiar. Afinal, nunca houve uma lei ou regra que ditasse o que homens e mulheres devem fazer. Já estava na hora das mulheres mostrarem que conseguem ser independentes e se sustentarem sem que haja o homem como fonte de renda estável. Elas finalmente conseguiram sua tão sonhada liberdade.

    ResponderExcluir
  23. Laura Boldrin C. Souza
    3°D Inei Coc Uberlândia
    Comentário relacionado ao texto "O STF, a religião e o interesse da sociedade"

    A proposta que concede a instituiçoes religiosas o poder de questionar leis no Supremo Tribunal Federal (STF) é digna de ressalva. Primeiramente, é preciso enaltecer que o Brasil é um estado laico, ou seja, não pode nortear as suas decisoes por vertentes religiosas. Além disso, a aprovação de tal PEC ressalta o fato de que a linha que separa os países efetivamente seculares dos que prezam a supremacia dos dogmas da fé no momento de determinar o conteudo dos atos estatais é muitas vezes, tênue. Acredito que essa proposta chega a contrariar os principios da maioria e da igualdade, fundamentais na democracia, e que é capaz de gerar desajustes socias, a exemplo de exclusão social e discriminação.

    ResponderExcluir
  24. Natália Melo
    3D INEICOC UBERLANDIA
    Comentário relacionado ao texto ''O Supremo Tribunal Federal, a religao e o interesse da sociedade''

    O fato das instituições religiosas poderem questionarem as leis do Supremo Tribunal Federal, fere os princípios democráticos de um Estado laico. Essas instituições são dotadas de preconceitos, os quais em pleno sec. 21 insultam os direitos de parte da população, como por exemplo, condenarem o casamento entre homossexuais, lei a qual o STF aprovou e tornou-se alvo de muitas criticas por parte da igreja. Dessa forma, creio que cabe a cada cidadão seguir ou nao os princípios morais instituídos por essas entidades cristas, os quais sao optativos. Além disso, as leis aprovadas pelo STF visam direitos para que haja um convívio social justo e digno à todos independente das opições e escolhas pessoais!

    ResponderExcluir
  25. Maria Gloria Nascimento- 3ºD

    Caros professores apos a leitura do texto "vidas secas", pode-se perceber as causas e consequências que a grande seca esta gerando para a economia e consequentemente para a população. Pois, é através da agricultura e da pecuária que é retirado o sustento para as famílias e com a grave seca essas atividades econômicas ficam impossíveis de realiza-las, surgindo assim grandes desempregos, dividas, falta de alimento e moradia. Assim, é de grande responsabilidade do governo em realizar doações e a judas para essas famílias que se encontram em um momento péssimo, principalmente as crianças e os idosos.

    ResponderExcluir
  26. Caroline Acerbi - 3ºD
    Após a leitura do texto 8 - “O STF, a religião e o interesse da sociedade “, que fala a respeito da aprovação de uma proposta que concede as igrejas o poder de questionarem leis no STF, resolvi escrever um pequeno texto mostrando minha opinião a respeito do assunto.
    Sendo o Brasil um país laico, acredito que as igrejas não devem interferir ou questionar leis no Supremo Tribunal Federal (STF), porque além disso representar um retrocesso para os brasileiros, essas instituições defenderiam os seus interesses e de seus fiéis em particular, e não necessariamente da população em geral. Assim, na minha opinião, os cidadãos devem seguir seus princípios religiosos sem que interfiram nas decisões do Estado.

    ResponderExcluir