quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Proposta de redação 2013-1 - COC Uberaba e COC Uberlândia


Proposta de redação 2013-1
Equipe de redação COC

Proposta de redação

Texto 01. Escolhendo uma profissão (fragmento)

Todo jovem tem de tomar pelo menos duas grandes importantes decisões na vida. A escolha da profissão e a do cônjuge. A maioria estuda e namora o futuro cônjuge nos mínimos detalhes, mas escolhe e descarta dezenas de profissões com uma única frase. Muitos passarão mais tempo no emprego do que com o marido, a esposa e a família. Quando chegarem em casa, todos já estarão dormindo.
Como melhorar a escolha da profissão com a mesma dedicação com que se escolhe um cônjuge?
1. Namore também sua profissão. Se seus pais possuem um conhecido que exerça uma profissão, peça permissão para acompanhá-lo por algumas semanas para sentir como é seu dia-a-dia. Mesmo que tenha de ficar nos corredores, você verá o ambiente, sentirá um pouco a rotina diária. Assista a uma semana de aulas em sua futura faculdade. Comece a explorar as variantes da profissão, descubra as linhas de pensamento, os estilos. Quem são as "feras" dessa área e como são os estilos de vida. Combinam com o seu?
2. Não se apresse. Se você estiver na dúvida quanto à escolha da profissão, tire um ano mochilando pelo mundo afora. É preferível "perder" um ano a perder toda uma vida profissional. A escolha da profissão precisa ser cuidadosa, porque hoje em dia é mais fácil trocar de cônjuge que de profissão. Aos 32 anos você não terá mais disposição para prestar um novo vestibular. Essa pressão da sociedade e dos pais para uma escolha imediata vem do tempo em que a expectativa de vida de um adulto era de somente quarenta anos. Hoje a expectativa média de vida é de 82 anos. Um ano ou dois não farão a mínima diferença.
(...) 5. Não confunda interesse com proposta de vida. Todos nós deveríamos ter interesse em história e filosofia. Espero que nos fins de semana vocês leiam esses temas, e não mais um livro técnico. Todo mundo deveria estudar um pouco de economia, psicologia e direito, mas nem todos irão querer estudar essas matérias a vida inteira. O simples interesse não é suficiente para fazer de você um profissional dedicado e totalmente comprometido para o resto da vida. Uma fã do pianista Arthur Moreira Lima disse que daria a vida para tocar como ele. "Pois eu dei a minha vida", respondeu Moreira Lima. Se você está disposto a dar sua vida por história ou filosofia, aí não é um mero interesse, é sem dúvida uma vocação. Portanto, vá em frente. Se você escolher uma profissão no par-ou-ímpar, lembre-se de que poderá estar tirando a vaga de alguém que tem vocação, a vaga de um futuro Moreira Lima.

Stephen Kanitz. Veja, edição 1781, dezembro de 2002.


Situação A - Dissertação (UFTM, USP, Unesp, Enem, etc.)
Após ler atentamente os textos acima e refletir sobre o assunto comum a eles, redija sua dissertação sobre o que deve ser mais valorizado no momento da escolha profissional.

Instruções:

1.    Dê um título para a sua redação.
2.    Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
3.    Respeite as características definidoras do gênero dissertativo.
4.    Não assine seu texto.

Situação B - Gêneros textuais (UFU)
Escreva um artigo de opinião abordando a importância de uma boa escolha profissional para a prestação de bons serviços à sociedade.

Instruções:

1.    Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2.    Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3.    Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4.    Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5.    Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6.    ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação C – Outros gêneros textuais (Unicamp, UEL, UnB, etc.)

Lidos os textos motivadores, faça uma carta de apresentação em que você informe um empregador, criado por você, sobre as competências e habilidades que você detêm que lhe habilitam para fazer determinado serviço.

Instruções:

1.    Sua carta deve ter uma estrutura semelhante à de uma carta impessoal.
2.    Assine sua carta com um pseudônimo.
3.    Não copie ou parafraseie trechos dos textos motivadores.