quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Proposta de redação 2013-0 - COC Uberaba



Proposta de redação 2013-0
Equipe de redação COC

Proposta de redação

Texto 01.
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”
(Albert Einstein)

Texto 02.
“O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.” (Bill Gates)

Texto 03.
“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” (José de Alencar)

Texto 04.
“Não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” (Augusto Cury)

Texto 05.
“Não confunda derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias.” (Roberto Shinyashiki)

Situação A - Dissertação (UFTM, USP, Unesp, Enem, etc.)
O sucesso é uma obsessão moderna, seja como celebridade passageira ou instantânea, graças ao BBB e à internet, seja trabalhando de forma permanente e prejudicial à saúde; daí muitas pessoas o terem como meta única ou mais importante na vida, sobre essa questão da modernidade escreva uma dissertação que responda a seguinte pergunta:

Sucesso para quê?

Instruções:
1.    Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2.    A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3.    Dê um título a sua redação.

Situação B - Gêneros textuais (UFU)
Com apoio dos aforismos acima, escreva um editorial que tenha como palavras-chave  os termos: sucesso, economia, política e arte.

Instruções:
1.    Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2.    A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3.    Dê um título a sua redação.

Situação C – Outros gêneros textuais (Unicamp, UEL, UnB, etc.)
Construa perguntas que possam ter como resposta cada um dos aforismos acima. É importante transpô-los para a 1ª pessoa do discurso como se todos pudessem ser atribuídos à mesma pessoa. Lembre-se que seu texto deve ter coerência não só entre pergunta e resposta, mas também em relação ao todo delas.

Instruções:
1.    Seu texto deve ter título.
2.    Seu texto deve ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.