segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Proposta 2012-25 - Uberaba - todas as turmas (entrega - 18-10-2012)



PROPOSTA DE REDAÇÃO

O mundo está numa encruzilhada. De um lado, há a crescente demanda por energia provocada, principalmente, pelo crescimento de países em desenvolvimento como Brasil e China; de outro, a necessidade de produzir energia limpa, renovável e independente das oscilações das reservas e dos preços do petróleo. Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados ao longo de sua formação, faça uma dissertação argumentativa sobre como expandir o uso das fontes alternativas de energia no Brasil? Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 01.

Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, a população é incentivada a deixar o carro na garagem e procurar formas alternativas de transporte para se conscientizar sobre os malefícios do veículo para a saúde e o meio ambiente.
http://www.expressao.com.br/scsustentavel/conteudos/energia.html

Texto 02.


 













Texto 03. O que o desastre no Japão deixa de lição para o Brasil na questão da energia nuclear?
Marina Silva – O que esse acidente terrível deixa para o Brasil e para a Humanidade é a lição de nos reconectarmos com o princípio da realidade. A nossa tecnologia e o nosso conhecimento são muito importantes e necessários para vários avanços na melhoria da qualidade de vida, mas, por outro lado, ela gera também um efeito de nos sentirmos quase que onipotentes, de decretarmos que as coisas estão seguras e de que estamos no controle. E aí vem um acidente com essa magnitude para nos mostrar que não é seguro, que não estamos no controle e que temos que ter um pouco mais de humildade frente a fenômenos que nós não conhecemos e que não controlamos. A grande lição é de nos reconectarmos com a nossa impotência para podermos ficar no lugar da potência, e não da onipotência.

http://partidoverde-campos.blogspot.com/2011/03/entrevista-com-marina-silva-sobre.html


Observações:
• Seu texto deve ser escrito à tinta, na folha de redação.
• Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.