terça-feira, 10 de abril de 2012

Uberaba - Lista de questões de Atualidades


Lista de questões de Atualidades
Prof. Estéfani Martins

1 - Opera10

O ano de 2011 foi farto em eventos ligados aos efeitos e consequências da força de determinados eventos naturais. Sobre eles marque a alternativa correta.

a) sobre eventos extremos como o Tsunami no Japão e as enchentes na região serrana do Rio, pode-se dizer que são exemplos de ocorrências que independem das escolhas humanas.
b) a aparente maior intensidade e maior frequência de eventos como os citados deve-se à ação antrópica que interferiu de forma intensa e definitiva em vários processos naturais, o que ocasionou tais desastres.
c)  o Japão mostrou-se um país muito mais preparado do que o Brasil para lidar e reagir a eventos dessa magnitude, o que se atribui à riqueza daquele face aos muitos profundos problemas econômicos deste.
d) segundo estudiosos, a quantidade de chuvas na região serrana do Rio atribui-se de forma preponderante a fenômenos como o La Niña entre outros e também pelo relevo acidentado da região, além evidentemente da ação do homem ao, por exemplo, intensificar o Efeito Estufa com a emissão de gases estufa.
e) eventos como o tsunami ocorrido no Japão em 2011 foram maximizados pelo fato de o povo japonês ser extremamente de fontes de energia provenientes de combustíveis nucleares, mesmo quando eles tem diversas fontes energias alternativas a disposição como são os casos dos diversos rios e do petróleo pouquíssimo explorado pelo governo desse país.

2 - Opera10

No ano de 2011, ocorreram na Noruega dois atentados terroristas que custaram a vida de dezenas de pessoas. Sobre esse evento, marque a alternativa correta.

a) trata-se de um exemplo típico de terrorismo islâmico motivado pela presença de tropas norueguesas na ocupação do Iraque desde a deposição de Saddam Hussein.
b) o evento teve caráter fortemente político, pois foi motivado por questões associadas a ideias fundamentalistas e xenofóbicas.
c) o autor dos atentados tem envolvimento comprovado com a rede terrorista Al Qaeda.
d) esse evento inscreve-se de forma nítida à guinada à esquerda da política europeia comprovada pelas vitórias múltiplas desse grupo nas eleições nacionais em diversos países europeus.
e) a forma e o método como foram realizados os atentados demonstra, além de frieza, um profundo ódio por parte do autor deles, o que é motivado pela forma como imigrantes são tratados na Noruega.

3 - Opera10

A morte de Bin Laden foi um dos eventos mais importantes de 2011. Sobre as razões e consequências desse ato, marque a alternativa correta.

a) os EUA foram muito criticados por diversos países por ter feito uma operação militar em solo estrangeiro sem ter consultado o país onde o evento ocorreu e muito menos a ONU ou algum organismo multilateral.
b) a morte de Osama Bin Laden representou um duro golpe no terrorismo internacional, visto que ele se mantinha ativo sendo o articulador de diversos atentados terroristas em todo o globo.
c) o governo do Paquistão apoiou secretamente a ação militar norte-americana o que revoltou a população paquistanesa.
d) apesar de um marco para o EUA, a morte de Bin Laden foi tratada com alguma indiferença pelo governo norte-americano de Barack Obama.
e) o fato de Bin Laden ser cidadão paquistanês fez da ação militar norte-americana um sério incidente diplomático, do qual os EUA defende-se com a alegação de que Osama Bin Laden era um fugitivo com um decreto de prisão internacional decretado por órgãos ligados à ONU.

4 - Opera10

A Primavera Árabe é um dos eventos mais importantes do ano de 2011 e continuará a sê-lo ao longo de 2012 em função de seus desdobramentos. Sobre esse importante evento, marque a alternativa correta.

a) trata-se de levante de caráter elitista, ainda que realizado pelo povo, foi arquitetado pelas elites tunisianas, egípcias, líbias e sírias, em função de não mais estarem sendo beneficiadas pelas ditaduras que no passado eles apoiaram e ajudaram a colocar no poder.
b) a agenda de reinvindicações das Primaveras nos diversos países em que ela ocorreu tem alguns pontos incomuns como a deposição e um regime ditatorial em favor de uma opção democrática de escolha de líderes políticos, a busca de liberdade de expressão e o combate à desigualdade social.
c) A Primavera Árabe recebeu grande atenção da mídia internacional, o que acabou por auxiliar nos múltiplos êxitos dessa manifestação política em todos os países onde ela ocorreu.
d) A Primavera Árabe é um movimento laico, daí o apoio do Ocidente a praticamente todos os desdobramentos dessa manifestação política.
e) Os meios de comunicação, em especial a Internet, tiveram papel central nessas revoltas já que foram responsáveis não só por mobilizarem os descontentes como também por esclarecê-los e politizá-los para que pudessem atingir tais êxitos.

5 - Opera10

Segue a introdução da entrevista do Deputado Marcelo Freixo na Trip:

“O Rio de Janeiro está eufórico. A cidade se prepara para se tornar o centro do universo: sede da final da Copa do Mundo de 2014, da Olimpíada de 2016 e da Petrobras, empresa que neste momento esburaca a camada do pré-sal no fundo do oceano para trazer à superfície trilhões de litros de petróleo. A polícia sobe morros e instala UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora, que colocam traficantes para correr. Na fachada do hotel Marina, na beira da praia do Leblon, um imenso cartaz declara que “O Rio é dos bons” e agradece: “Obrigado, Força Policial”. Os famosos botecos da cidade são só sorrisos, celebrações de negócios fechados e reuniões sobre futuras oportunidades. Governos municipal, estadual e federal, pela primeira vez aliados entre si, com amplo apoio da mídia, em especial da carioca Rede Globo, comemoram os bons tempos.
Em meio a tanto oba-oba, um sujeito insiste em jogar areia na festa. O deputado estadual Marcelo Freixo, contrariando o otimismo generalizado, afirma com todas as letras: “O Rio nunca correu tanto risco de cair nas mãos da máfia”. Ele se refere às milícias, formadas por policiais, aliadas de vários políticos locais e paparicadas por todos os principais partidos. “Elas infiltraram o sistema todo”, diz ele. Até a casa onde ele trabalha, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Freixo calcula que algo em torno de 90% dos deputados estaduais por lá têm ligações com centros sociais, as instituições que proveem serviços que deveriam ser papel do estado em comunidades carentes. E que geralmente são o braço comunitário do poder mafioso das milícias.”

Sobre essa questão abordada na entrevista, marque a alternativa incorreta.

a) é notória no Rio a relação entre pobreza e violência, não porque pobres são mais violentos, mas porque estão sob maior risco pela inoperância e distanciamento do Estado das periferias, apesar das aparências enganarem em função de UPPs, por exemplo.
b) o Rio de Janeiro, por causa das milícias, é uma cidade mais segura e menos violenta, porque, apesar de cometerem ilegalidades, não são violentos como os traficantes, especialmente com os integrantes das comunidades.
c) as milícias têm farto apoio político, mesmo entre deputados estaduais, afirma o deputado Marcelo Freixo.
d) as milícias infiltraram-se no sistema político, na economia formal, em Ongs em toda a cidade do Rio de Janeiro, por isso, segundo Freixo, são muito mais perigosas do que organizações como o Comando Vermelho.
e) Para Freixo, as UPPs não são a solução definitiva para a questão da segurança pública no RJ, ainda que possam ser um dos meios de melhorá-la.





1 - Gabarito: D
2 - Gabarito: B
3 - Gabarito: A
4 - Gabarito: B
5 - Gabarito: B