quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Proposta de redações 2011-2-13 (3º ano de Uberaba - última proposta valendo nota do ano, entrega atá esta sexta-feira)


Leia atentamente os textos abaixo e siga as orientações para fazer sua redação.

Texto I. Os caminhos da publicidade

Maria Eduarda da Mota Rocha

(...) a “qualidade de vida” é uma resposta mais direta aos custos pessoais trazidos pela modernização capitalista no Brasil. Se ela produziu abundância material para os seus beneficiários, produziu também novas formas de raridade, especialmente o tempo, o espaço e a sociabilidade.
Por isso, hoje, os anúncios tendem a representar a vida feliz nesses termos: a natureza onde o espaço é abundante, o tempo livre do lazer e do ócio, a amizade, o amor, a família. A redescoberta das “coisas simples da vida” atenua o fascínio pelos produtos e serviços em si mesmos.
A “responsabilidade social” e a “qualidade de vida” prometem uma reconcialização entre os interesses financeiros e a felicidade humana, em sua dimensão coletiva e pessoal.
A publicidade, como a retórica do capital, transformou-se nessa direção, para contrabalançar os custos de uma modernização que reproduziu a violência, degradou o meio ambiente, erodiu a sociabilidade e falhou em dar à vida algum sentido transcendente.
Folha de São Paulo. Folha Top of mind. 2010. (adaptado)

Texto II. O que você deve fazer
(Se for bom leitor de jornais e revistas, fiel ouvinte de rádio, obediente telespectador ou simples passageiro de bonde.)
Livre-se do complexo de magreza, usando Koxboax hoje mesmo.
Economize servindo a garrafa-monstro de Lero-Lero.
Tenha sempre à mãe um comprimido de leite de magnólia.
Resolva de uma vez o problema do seu assoalho, aplicando-lhe Sintaxe.
Valorize sua capacidade estudando desenho arquitetônico, mecânico e publicitário.
Faça o curso rápido de rádio, tevê, transistor, eletrônica e derivados.
Aprenda em poucos dias pelo moderno sistema verbivocovisual.
Carlos Drummond de Andrade

Texto III. Propaganda responsável
Fazer propaganda responsável é ter bom senso e reconhecer a interferência que essa linguagem tem na vida das pessoas. Quando ganha a mídia de massa, a propaganda produz efeitos bons e ruins, dependendo do perfil do receptor, do cenário em que se vive. [...] Tal preocupação pesa sobre os anunciantes, interessados em agradar a um consumidor cada vez mais informado e consciente. Mas como exercer a responsabilidade sem patrulhar a criação na propaganda?

(Ricardo Barbosa. In DC, 10/12/05, p.12).

Proposta A – Dissertação

Redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema: PROPAGANDA: CRIATIVIDADE COM RESPONSABILIDADE.

Instruções:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.


Proposta B – Outros gêneros textuais

Diante do contexto apresentado, escreva um depoimento a ser publicado em um blog pessoal em que você se posicione de forma clara sobre o tema: PROPAGANDA: CRIATIVIDADE COM RESPONSABILIDADE.

Instruções:
- Seu texto deve ter título.
- Seu texto deve ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.