domingo, 9 de outubro de 2011

Redação exemplo para o Enem - Texto 4


 Alcoolismo: medidas para minimizar o problema

     A dependência do álcool é um mal enfrentado por muitos indivíduos na sociedade brasileira. Esse problema, além de causar danos ao próprio alcoólatra, prejudica também aqueles que, por algum motivo, convivem com o doente. Diante disso, medidas devem ser tomadas para que o consumo de tal substância seja diminuído ou, até mesmo, banido no Brasil.
     É frequente o uso em excesso de álcool entre jovens, por isso essa situação parece ter se tornado normal para a sociedade contemporânea. Diante desse fato, campanhas produzidas pelo Governo que mostrem os malefícios do consumo exagerado de tal tipo de bebida, devem circular nos meios de comunicação utilizados pela juventude brasileira.
     O aumento da taxação de impostos sobre as bebidas alcoólicas é outra medida que deve ser tomada pelas autoridades brasileiras. Dessa maneira, esses produtos se tornarão mais caros, e o consumo se tornará mais restrito. Assim, o índice de consumidores de álcool diminuirá, principalmente entre os jovens que, na maioria das vezes, têm menor poder aquisitivo.
     Logo, é importante que o Governo crie condições pra a diminuição do consumo de álcool na sociedade. Isso pode ser feito tanto com ações que influenciem o mercado como também com a conscientização da população sobre os efeitos do uso abusivo dessa substância. Assim, os resultados obtidos serão, certamente, duradouros.