sábado, 1 de outubro de 2011

Redações exemplo para o Enem - texto 1


Tema: como promover a igualdade de gênero

A desigualdade de gênero no Brasil

Desde a fundação, grande parte dos países, inclusive o Brasil, não possui igualdade de gênero. Diante disso, tem se discutido, em muitos setores da sociedade, a importância de homens e mulheres possuírem os mesmos direitos tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Uma das formas de ser ter uma nação mais igualitária é por meio da educação infantil. Ou seja, pais e professores devem mostrar às crianças que, independente do sexo, as pessoas podem desenvolver as mesmas funções na sociedade. Isso é ilustrado a essas por intermédio de profissões que, antes, eram desempenhadas somente por homens, por exemplo, a de taxista, e hoje os são por mulheres também.
Para se ter igualdade de gênero, em especial no Brasil, é importante inclusive que instituições, tanto privadas quanto públicas, incentivem os indivíduos a ocuparem diferentes cargos nelas, para que a população perceba que, caso haja diferenças de salários e oportunidades, não é pelo sexo da pessoa, mas sim pelo nível de estudo ou pela experiência profissional que cada ser humano possui no mercado de trabalho.
Dessa forma, é importante promover a igualdade de gênero desde a infância até a vida profissional do indivíduo. Logo, isso poderá diminuir as diferenças entre homens e mulheres no Brasil e em outras sociedades.