domingo, 2 de outubro de 2011

Redação exemplo para o Enem - Texto 3


Tema: como estimular a participação política do jovem na sociedade

A participação do jovem na construção da sociedade

A política, em seu primeiro significado, é a arte de governar bem, ou seja, é o bom comando da esfera pública da sociedade. Nesse contexto, a maior parte dos jovens brasileiros, desde o período colonial até a atualidade, está envolvida nos processos de crítica e mudança de mentalidade social.
A participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa pode ser percebida nas mais variadas épocas do país, como na Abolição da Escravatura, nos protestos antiditatoriais e contra a corrupção. Essas manifestações sempre visam um Estado mais igualitário, onde prevalece a isonomia e a justiça.
A forma mais atual do jovem se envolver com a política é o voto. Essa escolha pode mudar totalmente a maneira com que o país irá ser gerido, por isso deve ser feita de forma consciente e crítica. Além disso, existem outras formas de participação da juventude no meio político, seja a discussão e ensino de seus ideais, seja nos protestos, os quais garantem que o apelo dessa faixa etária seja ouvido pelos administradores do país.
Dessa forma, os jovens são construtores de uma nação assim como os membros do Governo. Para tanto, aqueles fazem o máximo para disseminar seus ideais e terem seus anseios atendidos. Quase sempre com objetivos associados a ideias de inclusão e de igualdade, eles mantêm o seu foco na defesa de adequadas políticas públicas, ou seja, na busca de real equidade de direitos e deveres para todos.