sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Proposta 2011-2-4 – Uberaba


Proposta 2011-2-4
Professor Estéfani Martins

Leia atentamente os textos seguintes e escolha uma das propostas abaixo:

Texto 1

“Cada vez mais vemos o processo de individualização se expandir em nossa sociedade. Os círculos de convivência social diminuem, coesões grupais desfalecem, o ambiente competitivo cresce e há uma grande tendência ao egocentrismo.  Ao passo que o indivíduo entra neste processo de introspecção na sociabilidade real, ele entra em um processo de projeção no “mundo virtual” como cano de escape. Onde constrói rede de amigos, contatos entre diversas pessoas e atividades on-line cada vez mais abrangentes. E essa forma de contato tem se expandido cada vez mais. O pensamento do homem, quanto a ele mesmo e o mundo que o cerca, nunca foi tão abrangente, e as diferenças de status tão gritantes e valorizadas.
A dura realidade faz com que todas as pessoas, em graus distintos, troquem o real pelo ideal. Até certo ponto isso é saudável, precisamos de sonhos e projeções futuras para viver. Mas vivemos em uma sociedade repleta de ideais (Ideais de beleza, de emprego, de família, de amigos, de salário, de par afetivo, etc) que acabam aguçando este idealismo exacerbado. Encontramos assim na realidade virtual um lugar onde, pelo menos parcialmente podemos realizar nossos ideais. Isso nos leva a buscar inúmeros contatos virtuais, ter inúmeras possibilidades, como a de manter contato apenas com quem queremos e quando queremos, por exemplo. Ou ainda de tentar mostrar apenas o nosso melhor, não que não tentemos fazer isso no real também, mas no virtual isso é muito mais fácil.”

(André Trindade Calcagno, “A era da introspecção”)

Texto 2

“A cada minuto que passa, novas pessoas assinam a internet, novos computadores se interconectam, novas informações são injetadas na rede. Quanto mais o ciberespaço se estende, mais universal se torna, menos totalizável o mundo informacional se torna. O universal da cibercultura está tão desprovido de centro como de linha diretriz. Está vazio, sem conteúdo. Ou melhor, aceita todos, pois contenta-se com pôr em contato um ponto qualquer com qualquer outro, qualquer que seja a carga semântica das entidades postas em relação. Eu não quero dizer com isso que a universalidade do ciberespaço seja neutra ou sem consequências, pois o fato-mor do processo de interconexão geral já tem e terá ainda mais, no futuro, imensas repercussões na vida econômica, política e cultural. Esse evento está efetivamente transformando as condições da vida em sociedade. Trata-se, no entanto, de um universal indeterminado e que tende até a manter sua indeterminação, pois cada novo nó da rede de redes em constante extensão pode tornar-se produtor ou emissor de informações novas, imprevisíveis, e reorganizar por conta própria parte da conectividade global.”

“Pierre Lévy, "O universo sem totalidade, essência da Cibercultura")

Proposta A – Enem

Em função da leitura dos textos motivadores e dos conhecimentos assimilados ao longo de sua formação, faça uma dissertação argumentativa que responda à pergunta: quais os desafios da humanidade em relação à “cibercultura” que se torna cada vez mais onipresente na sociedade?

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Observações:
• Seu texto deve ser escrito à tinta, na folha de redação.
• Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.

Proposta B – Fuvest

Com base nas ideias e sugestões presentes na imagem e no texto aqui reunidos, redija uma dissertação argumentativa, em prosa, sobre o seguinte tema:

Cibercultura, internet e multimeios: entre avanços e retrocessos.

Instruções:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.

Proposta C – Outros gêneros textuais

Faça um conto em que o tema seja algum aspecto das relações entre o virtual e real mediados por computadores conectados à internet.

Instruções:
- Seu texto deve ter título.
- Seu texto deve ter no mínimo 25 e no máximo 30 linhas.