quarta-feira, 2 de março de 2011

Questão exemplo de atualidades

Leia atentamente o trecho do texto “Repressão e benesses conferem estabilidade a ditadores árabes” abaixo:

“Nenhum regime árabe está a salvo de ser sacudido por revoltas populares, mas alguns governos parecem atravessar as atuais turbulências da região sem sofrer nenhuma ameaça existencial - pelo menos por enquanto.”

Marque a alternativa correta sobre as recentes manifestações populares em países árabes:

a)    Uma das razões que desmobilizam manifestações populares em países árabes como o Qatar é o fato de ele ser pequeno, rico e etnicamente homogêneo.
b)    O Bahrein em função de sua capacidade de gerar e distribuir prosperidade também está por enquanto imune às manifestações ocorridas em países como a Tunísia e o Egito.
c)     No Líbano, o que justifica a não realização de tais manifestações é o fato de ele ter um regime de governo democrático e ocidental e de ter muitas disputas entre setores da população e entre regiões libanesas pacificadas nos últimos 20 anos.
d)    A única razão para a existência das várias manifestações como as que depuseram governantes da Líbia e do Egito no mundo árabe é a falta de liberdade de expressão e credo nos países dessa região.
e)    Em países como a Arábia Saudita e a Síria, segundo o texto, a ausência de contestação reflete a bem-sucedida ação repressora, que semeia o pavor e se apoia em setores-chave do Estado, como o legislativo e o militar.

Gabarito: A